segunda-feira, 22 de março de 2010

22 de março: Dia Mundial da Água

Dia da Água é o dia para comemorar os outros 364 dias dos quais nos lembramos dela. Lembramos diariamente que ela está presente em 70% do nosso corpo. Lembramos todos os dias que apenas 0,007% do total da água do planeta está disponível para o consumo dos 6 bilhões e 800 milhões de habitantes. Lembramos da "Declaração Universal dos Direitos da Água" e das razões da ONU ter criado, em 1992, o Dia Mundial da Água. Lembramos? Todo dia? Toda semana? Todo mês? Será que uma vez por ano, no dia 22 de março, seria justo parar para pensar em um dos nossos principais tesouros?

Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, existe água sobrando para a população. E até parece um absurdo falar em crise da água. Mas não é bem assim. 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; e 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Restam apenas 0,007% do total de água do planeta para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas.

Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades. Leia dicas para evitar o desperdício!

Uma questão que concerne especialmente ao Brasil, como grande potência do agronegócio que é, é sobre o incremento da produtividade do uso da água na produção de alimentos. Por aqui, a atividade responde por 70% do consumo de água e também é apontada entre as que contribuem para a contaminação das fontes hídricas. Estimativas indicam que, para cada quilo de arroz produzido, são gastos quase dois mil litros de água. Já a produção de um quilo de soja, a nossa principal commodity, consome 1,8 mil litros.

“Melhorar esses indicadores é importante não apenas para evitar um colapso no abastecimento futuro, mas também para assegurar que a produção de alimentos será compatível com o crescimento populacional esperado. Uma medida simples e que já poderia estar valendo é incentivar os agricultores a utilizar técnicas mais eficientes de irrigação, como a por gotejamento, em substituição à irrigação por aspersão, a mais utilizada atualmente”, afirma Carlos Lemos da Costa, engenheiro e consultor sobre o uso racional da água.

Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, consequentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.

Fonte: http://www.itu.com.br/meio-ambiente/noticia/22-de-marco-dia-mundial-da-agua-20100201

Nenhum comentário: